Caminho

O encontro do começo com o fim da vida

No dia de Halloween, a Tokyo International School organizou uma visita das crianças do jardim e do 3º ano a um asilo que fica do outro lado da rua. Fui uma das mães voluntárias a ajudar no passeio, e nunca mais vou esquecer o que presenciei lá. Três grupos de 24 crianças fantasiadas foram levar sua alegria para os idosos japoneses. Estimo que a maioria deles tinha mais de 90 anos, e muitos estavam bem doentes. Em seus rostos, percebi a vida indo embora. Mas naquele momento, quantos sorrisos, quanto brilho nos olhinhos tão cansados.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As crianças estavam um pouco apreensivas, acho que muitas nunca tinham visto pessoas tão idosas. Mas se comportaram muito bem, e o que aquelas cabecinhas estavam registrando tem um valor imenso. Cada uma tinha uma abóbora de papel pendurada no pescoço com um número escrito, correspondente ao número que cada paciente segurava em suas mãos. Uma a uma, as crianças encontravam o seu novo amigo, que entregava para elas um docinho para a brincadeira de gostosuras e travessuras. Esta aqui é a minha filha recebendo o carinho de uma japonesa que já viveu tantas guerras, terremotos, emoções, histórias, história.

 

Os enfermeiros do lugar também me emocionaram. Nunca vi tanto carinho e alegria, tanta dedicação. Posaram felizes para a foto no final do passeio:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

4 replies »

  1. Taiga, que emocionante homenagem as crianças prestaram aos idosos deste asilo, com certeza ambas as partes só tiveram a ganhar com esta experiência. Feliz Natal para você e sua família. Um grande abraço.

    Gostar

  2. Acabei de ouvir sua entrevista na CBN. Parabéns!!!
    O blog está muito interessante…
    Para nós aqui do outro lado do mundo é incrivelmente enriquecedor ler sobre a cultura deste país, suas impressões e experiências sobre esta nova vivência e ainda por cima matar as saudades!
    Um grande beijo.

    Gostar

  3. Bela iniciativa! As crianças aprendem a reverenciar os mais velhos, sem medos ou ironias mas colaborando, acarinhando e respeitando. Tomara que um dia essa civilização seja imitada nas terras tupiniquins.Bjs para todos vcs.

    Gostar

Pode comentar!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s