A semana que passamos em Phuket, na Tailândia, rende ainda mais algumas curiosidades para o blog. Um dos principais serviços para os turistas é a massagem tailandesa. Mini spas estão espalhados por todo o canto, e até na praia. A massagem básica custa 400 Bahts, o equivalente a R$ 29,00.
Outro serviço “relaxante”, que encontramos dentro de um mega shopping foi a pedicure de peixinhos, que se regalam com o banquete de peles mortas do pé. Meu filho adorou. 150 Bahts equivalem a R$11,00.
Nas ruas movimentadas, um caos. Muitos canteiros de obras, abrigando construções de ainda mais resorts. Para abastecer tantos hotéis, centenas de fios pendurados nos postes.
Estávamos passeando no táxi e nos deparamos com uma mulher dirigindo uma moto e levando duas crianças, a da frente, um bebê sentado em um banquinho de palha.
Dr. Kid, o motorista do táxi que também foi nosso guia, nos explicou que até existe uma lei para tentar controlar o uso das motos, mas ela não pegou. Eles dirigem sem habilitação, a maioria sem capacete, carregando crianças pequenas pelas estradas. Ocorrem muitos acidentes, mas isso não inibe o comportamento. Dr. Kid disse que os tailandeses não têm noção das consequências e do perigo que correm ao se comportar assim. Ele tem esperança de que o investimento que o governo da Tailândia está fazendo em educação mude seu país nas próximas décadas. Mas reclamou muito da corrupção dos políticos…
Em Phuket também está a maior loja de jóias do mundo. Ou pelo menos é o que eles dizem. Realmente é imensa. Virou uma atração turística, mesmo para quem não quer comprar nada lá. Assim que o visitante chega, entra em um brinquedo que parece de parque temático, um carrinho que leva a uma viagem pela trajetória das pedras preciosas, desde a mineração até a jóia finalizada.
Depois de andar no trenzinho, chega-se a um pequeno museu e ao lugar de trabalho dos ourives. Dezenas de profissionais confeccionando anéis, pulseiras, cordões em ouro e pedras preciosas.
Dentro da loja que fica em um salão imenso, as jóias estão expostas. Uma multidão de turistas russos fazia fila para comprar…
Para encerrar esse post, a comida tailandesa. Deliciosa. A base são os peixes e os frutos do mar. Adorei esse arroz que vem dentro do abacaxi:
Quanta novidade, embora algumas situações como a infringência às regras de trânsito, os fios pendurados nos postes e a corrupção política nós já conhecemos bem. Gostei dos peixes pedicures. Bjs a todos.