Na frente de cada casa, uma imagem de buda cercada de flores e oferendas. Templos, muitos templos, com gigantes estátuas douradas ou de mármore.
O Budismo surgiu na Índia a partir dos ensinamentos de Siddhartha Gauthama, conhecido como Buddha, que viveu entre os séculos IV e VI A.C., não se sabe ao certo exatamente. No século III D.C, começou a se espalhar pela Ásia e chegou na região que hoje é a Tailândia. Cerca de 95% da população tailandesa é budista, e seguem a escola Theravada, um dos três principais ramos do Budismo presentes hoje no mundo. A Theravada se concentra nas regiões do Sri Lanka e Sudeste Asiático. Os outros dois principais ramos do Budismo são a Mahayana (em países como a China, Japão, Coréia) e a Vajrayana (principamente no Tibet e na Mongólia).
Visitamos só uma partezinha da Tailândia, e já fiquei impressionada em perceber como o Budismo permeia o cotidiano da população. Imagens nos táxis, em pequenos santuários espalhados pelas ruas, em estátuas gigantes.
No dia 5 de dezembro de 2007, em comemoração ao aniversário de 80 anos do rei da Tailândia, foi inaugurado o Buda gigante de Phuket.
A mensagem na placa, mal traduzida para o inglês, explica um pouco o significado da obra.
E eu, que comecei a meditar sozinha no Brasil, 2 anos atrás, sem ter noção que a vida me traria para o outro lado do mundo, com tantos budas à minha volta…