Educação

Curupira globalizado

O Curupira hoje foi apresentado para crianças da Coréia, Paquistão, EUA, Austrália, Índia, França, Espanha, Canadá, Suécia…

Foi o World Culture Day na escola dos meus filhos. Um dia em que é celebrado o congraçamento de diferentes culturas, nacionalidades e etnias, experiência possível porque lá estudam crianças de mais de 40 países.

Participei de uma atividade na sala da Isabel, e resolvi contar para os pequenos um pouco sobre o Curupira. A partir de um texto da Clarice Lispector, descrevi para eles suas características e a função que ele tem na floresta. Pedi para as crianças pronunciarem o nome (bem difícil para algumas delas) e para elas tentarem desenhá-lo, a partir da minha descrição e também de algumas imagens que levei.

Foi emocionante ver aquelas carinhas tão diferentes, vindas de todas as partes do mundo, conhecendo pela primeira vez um personagem do folclore brasileiro. Me perguntavam: “mas ele existe?” e eu dizia que ele vinha de uma lenda, como as fadas ou os duendes.

Olhem só que lindos os desenhos!

5 replies »

  1. Taiga, que belíssima experiência! Aposto que os pequenos amaram essa aula. Também, delicadeza e inteligência não faltam a essa “professora” ocasional.

    Gostar

    • Está sendo muito bom! E tenho certeza que aprendi muito mais do que eles hoje. Aqueles olhinhos brilhando, curiosos. Por causa do World Culture Day, eles estavam vestidos com roupas típicas de seus países. Tinha um indiano com uma túnica linda! Mas a menina mais simpática era a paquistanesa, queria conversar, saber mais. Banguelinha dos dois dentes da frente, um amor!

      Gostar

Pode comentar!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s