Deusa do sol

A divindade mais venerada do Xintoísmo é Amaterasu Omikami, o espírito do sol, mas de gênero feminino. O templo que guarda sua energia recebe peregrinos há dois milênios e fica na península de Ise, dentro da floresta sagrada de Mie.

IMG_3940

Ise tem 125 santuários e anualmente é palco de mais de 1500 rituais xintoístas. Muitas cerimônias pedem o bem da família imperial, que diz ser descendente de Amaterasu.

O Xintoísmo tem incontáveis divindades, ou kami. Podem ser árvores, rios, lagos e até pedras. O povo japonês é profundamente conectado à natureza, e a trata com respeito e reverência.

A peregrinação em Ise não tem como objeto imagens, relíquias ou construções suntuosas. A ação humana em torno do sagrado se limita a cercar com uma corda ou construir em madeira uma simples proteção ao objeto que se mistura à floresta,  e que sempre esteve ali.

IMG_3941

IMG_3946

Em Ise testemunhamos várias cenas como a da foto acima. Depois de anos morando no Japão, faz todo o sentido ver alguém tentar receber com as mãos a energia de uma pedra sagrada.

IMG_3978

IMG_3961

No caso de Amaterasu, seu espírito estaria guardado em um espelho, considerado um dos tesouros imperiais do Japão. Ele fica em um santuário bem simples, que pode até passar despercebido por quem não conhece o lugar.

IMG_3942

Quase não vimos estrangeiros por lá. Os turistas vêm de todas as regiões do Japão, e podem assistir a um ritual encenado pelas Miko, jovens meninas que servem aos santuários.

IMG_3951IMG_3956

Perto dali, no mar, duas pedras também são sagradas, com um pequeno tori que se mistura ao horizonte. Pena que no dia em que tirei a foto Amaterasu estava tímida…

IMG_3925.JPG

 

 

 

Anúncios