Pelo Japão

Kosoen

O crescimento de Tóquio, metrópole mais populosa do mundo, transformou muitas áreas rurais a seu redor em cidades dormitório. Tive o privilégio de conhecer um oásis preservado e que fica a apenas 20 km da capital japonesa. Visitar a propriedade da família Murano é voltar ao Japão do século 19.

A casa principal foi construída em 1838 e é um exemplo encantador da delicadeza e simplicidade na decoração. A harmonia do ambiente interno se completa com a paisagem vista pela janela.

IMG_2382

IMG_2359
IMG_2378

Olhando de perto é ainda melhor:

IMG_2376 IMG_2374 IMG_2369 IMG_2385

IMG_2368

Esse tesouro que se chama Kosoen só é aberto ao público duas vezes por ano, na primavera e no outono. A minha visita foi na estação das folhas vermelhas e amarelas, que emolduram o jardim e a vegetação nativa preservada, chamada poeticamente de Musashino – a natureza que não foi tocada pelo homem.

Vamos lá fora?

IMG_2400 IMG_2393 IMG_2388 IMG_2355 IMG_2411 IMG_2330 IMG_2329 IMG_2322

Isso tudo já seria suficiente, não é? Pois em Kosoen, ainda temos mais uma atração, uma pequena plantação de chá. Lembram que eu contei que aqui era uma área rural? Pois essa ainda é a atividade da família Murano. O chá aqui no Japão, depois de colhido é preparado por cozimento a vapor, esmagado e ressecado. O processo é longo e cheio de etapas, o principal objetivo é que a folha da Camellia Sinensis preserve ao máximo seus nutrientes. A mesma planta dá origem aos outros chás, como o preto e o branco, mas esses passam por um processo de fermentação ausente no método japonês. Aqui, pela primeira vez visitei uma plantação de Camellia Sinensis. Mês passado, em outubro, ela ainda estava cheia de flores, mas com a ajuda das minhas amigas brasileiras, ainda consegui encontrar algumas.

Para terminar este post, o significado da palavra “Kosoen”: um jardim para se olhar para trás e refletir.

Categorias:Pelo Japão

7 replies »

  1. Adorei Taiga! Só hoje pude ver, com calma, seu e-mail e fiquei encantada. Você anda descobrindo maravilhas japonesas. Obrigada por nos permitir conhecer esses encantos junto com você. Bjs para todos vocês, Lilian

    Gostar

  2. Taiga, Parabens pelo seu olhar e suas palavrasLindas as fotos e perfeita descricao do que tivemos a oportunidade de conhecer e vivenciar hoje.Abraco, Ana Claudia

    Gostar

  3. Taiga, que bom receber seu artigo.. Eu trabalhava no Cedoc da TV Globo quando vocês foram para o Japão. Estou aposentada desde o final de 2014. As meninas do Memória sempre davam notícias suas.Vou ler os outros artigos. Mande sempre! Bjs, Sonia.

    Gostar

  4. Maravilhoso. Espero ainda voltar ao Japão, tantas coisas para se ver…
    Estou sempre acompanhando seus posts e me encantando com tudo. Parabéns pela sensibilidade de observadora.

    Gostar

Pode comentar!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s