Metrópole

Tufão

O Japão é uma ilha frágil, e bastante atacada por fenômenos naturais vindos da terra ou do céu. A qualquer momento pode vir um terremoto, pelo menos uma vez por semana sentimos algum tremor, já me acostumei. De vez em quando vem um forte, assusta um pouco. Um minuto depois, vida que segue. Vinte por cento dos terremotos de alta magnitude do mundo acontecem aqui.

E ainda tem os tufões. Esses pelo menos a previsão do tempo avisa. 201310152000-00latestAs aulas das crianças são canceladas, ficamos todos em casa esperando a mega tempestade passar. O último tufão passou de madrugada, ninguém dormiu. Muito barulho de vento e chuva, nunca tinha visto nada parecido no Rio.

Depois que passou, voltei para a minha rotina. Ruas incrivelmente limpas e secas. Tudo funcionando normalmente, com se nada tivesse acontecido. É inevitável pensar nos efeitos de uma tempestade no Brasil. E aí voltamos para o assunto do lixo, que abordei no último post. Se ninguém joga lixo nas ruas, os bueiros não entopem e os funcionários encarregados da limpeza da cidade podem concentrar seus esforços em recolher as folhas e galhos que caíram das árvores.

Um país tão pequeno, com uma população imensa, castigado pela fúria da natureza, se reorganiza com uma rapidez impressionante depois de tufões e terremotos. Prevenção, limpeza, respeito, eficiência.

Categorias:Metrópole

Tagged as:

2 replies »

  1. Deve dar muito medo….mas se eu fosse escolher entre tufão , terremoto , vandalismo e violência como está acontecendo aqui eu preferiria o tufão que acontece e passa sem ter continuidade. Bjs

    Gostar

  2. Que experiência vcs estão vivendo! A civilização desse povo é uma lição. Será que eles se tornaram esse exemplo de civilidade em decorrência da fragilidade de seu território? “A luta pela sobrevivência”. Enquanto, nós, que recebemos as bênçãos de uma terra tranquila, continuamos “deitados” em berço esplêndido? Bjs.

    Gostar

Pode comentar!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s