Camboja

Engolidos pela natureza

O império Khmer chegou a ser 3 vezes maior do que o território atual do Camboja e construiu milhares de templos entre os séculos 9 e 15. Naquela época, hindus e budistas se revezavam no poder. Mais ou menos a cada 50 anos uma nova guerra se instalava e o trono passava para outra família. Com tantas batalhas o reino Khmer se enfraqueceu, o que deu origem a uma disputa de território que envolvia outros reinos vizinhos. O período entre os séculos 17 e 19 foi o mais trágico da história do Camboja, com uma terrível guerra que durou mais de 200 anos. Nessa época, os templos foram abandonados e engolidos pela floresta.

IMG_1474

Ta Prohm

 

Na entrada do Beng Lea, erguido entre os anos de 1113  e 1115, a lembrança de uma guerra bem mais recente, sobre a qual vou escrever um pouco no terceiro post da série sobre o Camboja. Essa área só ficou livre das milhares de minas terrestres em 2010.

IMG_1201

Os impressionantes monumentos da era Khmer só começaram a ser encontrados em meados do século 19, com a chegada dos franceses. O Camboja foi um protetorado da França entre os anos de 1863 e 1953. Com a ajuda da população local, que nunca deixou de saber onde estavam seus templos, arqueólogos da Escola Francesa do Extremo Oriente começaram a encontrar e restaurar construções que hoje são Patrimônios Mundiais da Humanidade.

IMG_1256

Beng Mea

 

Muitos templos podem ainda estar escondidos no meio da vegetação e o trabalho continua, comandado pela Unesco. A verba para a restauração adequada de todos eles é limitada. Visitamos alguns que ainda estão em ruínas. O que no passado foram monumentos grandiosos em arenito, hoje se misturam às imensas raízes das árvores que se entranharam entre as imagens de deuses hindus, Buddha e histórias de batalhas e lendas. O conjunto é um retrato da ação do tempo e de uma mistura incrível da força da natureza com uma cultura riquíssima que já foi tão poderosa no oriente.

IMG_1487

Ta Prohm

 

 

IMG_1480

Ta Prohm

 

Curiosidade: o templo Ta Prohm é um dos mais visitados do Camboja por estar bem conservado e também porque cenas do filme Tomb Raider foram filmadas lá.

1 reply »

Pode comentar!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s