Caminho

Kawaii, a nossa gatinha japonesa

 Não resistimos. Arranjamos uma gatinha aqui no Japão. Uma mistura da carência e solidão de ser expatriado e do amor que já tínhamos por gatos nos levou até a Kawaii, essa fofíssima filhote da raça pelo curto americano.

 

Quando saímos do Brasil, deixamos com a minha mãe a nossa amada Cafuné, uma persa de 14 anos. Ela já estava doentinha, e faleceu poucos meses depois de nos mudarmos para Tóquio.

Os japoneses adoram bichos de estimação, e os tratam como filhos. Os cachorrinhos passeiam em carrinhos que parecem de bebê, e no inverno são vestidos com roupinhas super fashion, desfilando com os donos pelas calçadas da cidade. A febre consumista causa delírios. Gasta-se fortunas com spa, tratamentos faciais e roupas de grife para os bichos.

As pet shops são imensas, com todos os tipos de produtos, bem ao estilo japonês. E elas não vendem só cachorros e gatos, na loja em que nos apaixonamos pela nossa filhotinha, tinha hamsters, coelhos e até porco-espinho!!

Kawaii quer dizer fofo em japonês e eles amam essa palavra, porque ela descreve o que já virou um aspecto cultural. Assim que chegamos aqui, me chamou muito a atenção um micro-ônibus todo pintado de bichinhos, e perguntei a uma amiga se era um ônibus para crianças. Não. É um ônibus comum, que circula pelos bairros e liga distâncias pequenas.

Mascotes da Torre de Tóquio

Nunca vi tantos mascotes, de todos os formatos. Esses dois são os da Torre de Tóquio:

Uma obra em frente à Tokyo Station tem essa sinalização:Sinalização de obra em frente à Tóquio Station

 

 

Telões passam propagandas dos mais variados produtos fiéis à estética Kawaii. Este é de um canal de televisão. O que sai do nariz do personagem no final, e por que isso é fofo, aí fica além da minha compreensão…

 

IMG_0100

 

 

E é claro, essa é a terra da Hello Kitty!

O comportamento dos jovens é muito afetado pela estética Kawaii, mas isso é assunto para um post futuro…

8 replies »

  1. Olá!
    Só uma observação.. Os japoneses (não digo 100%) tratam os animais de estimação como coisas… Compram os bichos para enfeita-los.. Quando se enjoam simplesmente deixa o animal no Hokenjo, a Zoonoses daqui, eles tem somente 3 dias para serem adotados (impossível) passado esse período são todos mortos na câmera de gás.
    Muitos cães ficam presos dia e noite em uma corrente minúscula e a casinha fica no tempo.
    Os pet shop vendem filhotes de criadouro, quando algum nasce com algum defeitinho, são mortos porque não servem para serem vendidos.. E os cães usados para procriar também são descartados quando não conseguem mais dar cria.
    Neste site ha uma reportagem muito boa, de 2011, mas ainda hoje milhares de animais são mortos, por isso que não há animais na rua.. Doce ilusão..
    http://www.mirror.co.uk/news/uk-news/dog-death-row-sunday-mirror-87219
    Se você comprou a sua gatinha, é uma pena.. Nesse momento centenas de gatos estão sendo mortos na câmara de gás porque ninguém os adotou..
    Por favor, peço que publique meu comentário para que as pessoas não comprem, e sim, adotem!!

    Gostar

  2. oi Taiga, sempre acompanho seus posts!Muito bons, por sinal!Vc comprou o Kawaii?Nao tinha nenhum abrigo com bicho abandonado?Ja ouvi dizer que os japoneses abandonam um monte seus bichinhos, vc pode averiguar isso ai?E, sendo vc jornalista, nao tem vontade de ir a Taiji, na enseada dos golfinhos,ver a barbarie que deixa a baia vermelha de sangue?E a Fernanda, que postou aqui em cima, tem perguntas q tbem me interessam, como campanhas de castracao e incentivo do governo.Valeu, bj!

    Gostar

  3. Ela é linda!!! E q pose mais sexy!! Totalmente Kawaii!!! Tenho q aprender como se fala isso…
    Tenho 6 gatos, todos resgatados, como é isso por aí? Muito bicho abandonado nas ruas? Como funciona vacinação e castração, tem algum incentivo do governo? Gostaria de saber mais e ver mais fotos desta belezura!!

    Gostar

  4. Dizem que quem ama os bichos é incapaz de fazer mal a um ser humano, então vamos dar os parabéns a Family Gomes pq é o 2º animalzinho adotado por eles
    Marly

    Gostar

Pode comentar!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s