Sayonara

Primeiro veio o silêncio. Um dos presentes do Japão. Aqui, na cidade mais populosa do mundo, reinam a paz e a serenidade. Uma oportunidade de parar, sentir, se enxergar melhor. Sem ruídos, sem stress, sem trabalho, sem amigos. Foi bom. Um espaço se abriu dentro de mim e decidi que aqui no Japão eu seria uma esponja. Ia aproveitar ao máximo a oportunidade dada pelo destino para conhecer uma cultura que tem tanto a ensinar para uma brasileira.

Mas como não compartilhar tudo o que eu estava aprendendo? Conhecimento para mim não é para ser apenas acumulado. O blog veio para eu tentar espalhar o que eu absorvia. A cada post, foi crescendo o prazer e a realização em escrever, fotografar e filmar tudo o que eu considerava digno de ser lido por quem quisesse visitar esse espaço.

Nossa família ficou ainda mais unida. Com a distância imensa que nos separava do Brasil, um se apoiou no outro e juntos aprendemos a nos ajudar, a ser cada vez mais cúmplices nessa experiência única que é viver na Ásia. Felipe chegou com 10 anos, batia no meu ombro, hoje está bem mais alto que eu. Isabel tinha 5, nem se lembra da mudança do Brasil para o Japão. Márcio cresceu ainda mais na sua brilhante carreira.

Quantos presentes o Japão nos deu. Amigos de vários lugares do mundo, e também amigos brasileiros expatriados como nós, de diferentes regiões do país.

Chegou a hora de voltar. Não sei o que o futuro nos reserva, mas sei que somos nós os responsáveis por construí-lo. Como me disse uma querida amiga que morou aqui, o Japão é uma tatuagem na alma. Será parte de tudo o que ainda virá na minha vida.

E esse blog vai ficar no ar, um registro do que eu aprendi e testemunhei, uma maneira de devolver o que recebi. Espero que as histórias registradas aqui continuem sendo lidas e compartilhadas por muito tempo, assim esses 5 anos podem virar muito mais.

Sayonara, Japão.