Vietnam

O Vietnam vive um período de desenvolvimento. O pós-guerra foi muito traumático, com os campos de reeducação e suas torturas tentando impor o regime comunista radical à força. Mas com os anos o governo foi afrouxando a repressão e apesar de não haver democracia, hoje o Vietnam é aberto à globalização e desde 2000 o país está na lista dos que mais crescem no mundo.

img_3364

Hanói

Em Hanói, a capital, vi muito mais motos do que carros. No centro histórico elas ocupam o asfalto e as estreitas calçadas e o pedestre sofre. Fiz um vídeo para vocês sentirem o clima. Prestem atenção nas mocinhas atravessando a rua:

Na beira das estradas, muita construção, mas infelizmente poucos trilhos. Lembro de quantos erros foram cometidos no Brasil, como a decisão de investir em rodovias, carros e caminhões ao invés dos trens. Torço para que esse encantador país asiático escolha outro caminho. Eles ainda têm chance. Vi muitas obras de saneamento, o que é um ótimo sinal de que estão dando prioridade ao mais importante e básico. Geração de energia é um problema, uma boa parte vem da queima de carvão, mas a tendência pelo que eu indaguei é a de diminuir gradativamente e investir em fontes mais limpas.

Diferente do que aconteceu na Tailândia – que já desperdiçou paraísos com poluição e ambição demais, como contei neste post – no Vietnam vi o turismo crescendo com sustentabilidade. Em Halong Bay, considerada pela Unesco patrimônio mundial em dois critérios, a principal companhia de barcos tem uma parceria com a comunidade de uma ilha local, e patrocina uma horta orgânica. 90% da produção vai para os produtores que vivem em uma cidade de 300 habitantes. 10% vai para os passageiros dos barcos.

img_3563

Até poucos anos atrás a baía estava poluída por causa das muitas vilas flutuantes. Os moradores viviam em condições péssimas de vida, sofriam com os tufões frequentes por aqui e as crianças tinham que ir de caiaque para a escola em terra firme. O governo transferiu as famílias para dignas moradias fora da água e agora a baía está limpa, gerando empregos com o turismo para essa mesma população. E a escola que visitamos tem crianças felizes.

img_3578

Halong Bay é um conjunto de formações rochosas salpicadas pelo mar. As imensas ilhas de calcário foram esculpidas pela água durante milhares de anos, e em muitos deles estiveram completamente submersas.

Nas cavernas que já foram usadas como refúgio e hospital para soldados nas muitas guerras que esse país já enfrentou, muitas conchas fossilizadas. O valor geológico e histórico se soma a uma lenda tocante e poética, criada e recontada por muitas gerações. O Vietnam é um país de pessoas pacíficas, e por isso sempre foi facilmente invadido. Um dos animais sagrados, o dragão, resolveu ajudar e cuspiu no mar pérolas que se transformaram em várias montanhas de rocha. A partir de então os navios não conseguiram mais invadir o país.

img_3508

Ao viajar por um país que se constrói penso no meu país que precisa ser reconstruído. Conversando com um vietnamita descobri que eles também sofrem com a corrupção. Essa doença é um elemento comum a todos os países em desenvolvimento que visito na Ásia. Olhando tantas obras no Vietnam em pleno crescimento, me perguntei quantas delas seriam recheadas de propinas e negociatas. Tomara que poucas, tomara que eles se livrem dessa praga antes que ela tome conta de tudo.

[twitter-follow screen_name=’Taigag’]