Sharing Seeds

A utopia da Aldeia Global, ideia fundada por McLuhan e que ressurgiu quando nascia a Internet, está ficando distante. Ao mesmo tempo em que temos o mundo em nossas mãos, cada vez mais nos vemos confinados em nosso perfil de interesses, em nosso grupo de amigos, a maioria que compartilha das mesmas ideias e valores que temos. Muito decepcionada, vejo polarizações se acirrarem justamente em um ambiente que deveria estimular o diálogo.

Nesse mundo tão conturbado e complexo em que vivemos hoje somos afogados em uma enxurrada diária de informações na maioria das vezes negativas. Sabemos do que vira notícia na grande mídia e o que acontece com nossos “amigos”, selecionados de acordo com nossos valores, gostos, interesses, convicções. As redes sociais e o google “definem” o nosso perfil e direcionam a nossa vida online.

É por isso que eu estou lançando com a minha querida amiga, a austríaca Katja Otter, uma plataforma virtual para receber histórias inspiradoras e construtivas. Sementes têm o potencial de germinar, se plantadas no solo ideal e forem nutridas de luz e água. Por isso decidimos chamar de sementes as contribuições que publicaremos no Sharing Seeds.

Eu e Katja queremos encontrar e compartilhar histórias de pessoas vindas de todos os cantos do mundo. Queremos que o Sharing Seeds seja um espaço onde os leitores vão encontrar maneiras diferentes de se olhar a realidade, e conhecer pedacinhos da vida de pessoas de todas as crenças e culturas – o verdadeiro “outro” que tem um potencial incomensurável de nos enriquecer, nos encantar.

Meus queridos leitores podem mandar suas histórias, me ofereço para traduzi-las para o inglês. É só entrar em contato comigo pelo e-mail: taiga@sharingseeds.co.

E convido vocês a visitarem o site, que está lindo graças ao trabalho doado pelos meus queridos amigos Tiane Sant’Anna e Rogério Varela, da Ilustre Ideia Design. Foi deles a primeira semente plantada no Sharing Seeds, a nossa logo inspirada na planta dente de leão, que tão facilmente espalha ao vento suas sementes.

www.sharingseeds.co