Macacos no Onsen

Em um vale que fica coberto de neve durante um terço do ano, macacos tomam banho nas águas termais. A única espécie de primata (tirando o homem) que vive tão ao norte no mundo adotou um hábito típico dos japoneses: o Onsen.

Em um país com tantos vulcões, são muitas as fontes de água naturalmente aquecida. Destino preferido dos japoneses que querem relaxar, os banhos públicos se espalham principalmente nas cidades menores do país. Alguns são administrados pelas prefeituras, outros por hotéis, os tradicionais Ryokans.

IMG_1169

O parque Jigokudani foi aberto em 1964 e desde então os macacos de lá passaram a ser alimentados pelo homem. Um dia, um dos macacos descobriu o prazer de se banhar na água bem quente em um dos Onsens públicos da região.  Seu comportamento foi copiado pelos outros, o que incomodou bastante o relaxamento dos turistas na região. Foi então que os administradores do parque represaram a água que corre no vale e construíram um Onsen especialmente para os privilegiados primatas. É claro que o local virou atração turística!

A alta temporada de visitas é no inverno, e no dia em que fomos nevava muito. Depois de uma caminhada de longos 15 minutos tentando não levar um tombo no chão de gelo, chegamos ao lugar incrível. Os macacos nem ligam para a presença de tantos turistas, maravilhados em estar no meio de seu habitat. Meus dedos quase congelaram para tirar essas fotos, espero que gostem!

IMG_1054 IMG_1056IMG_1069IMG_1066

 

IMG_1067 IMG_1103 IMG_1110

IMG_1119 IMG_1138