Fuji diamante

Comecei minha saga para tirar a foto do Fuji diamante no andar 60 do prédio Sunshine City, em Ikebukuro. O Fuji diamante é o momento em que o sol se põe exatamente no topo da montanha mais adorada do Japão. Daqui de Tóquio, esse fenômeno acontece todo ano no dia 16 de novembro, às 4:30 da tarde. Uma propaganda enganosa me levou a subir o prédio de onde é possível avistar o Fuji no dia 13. As fotos ficaram assim:

“Queria tanto mostrar no blog o Fuji diamante…” – pensei, decepcionada. “Não dá para publicar uma quase foto”. No dia 16, subi no andar 37 de um prédio aqui perto de casa para tentar novamente. Uma nuvem cinza cobria a montanha, desconfio que era poluição.

IMG_0736

Me conformei que não ia conseguir a foto, o dia 16 passou. “Uma pena. Até que as fotos ficaram boas, mas sem conseguir o objetivo, perdem o sentido”  – pensei. De qualquer forma iria publicar outras fotos do Fuji, pois tinha uma viagem marcada para bem pertinho dele no dia 22.

Cinco lagos cercam o Fuji-san, e fomos passar um fim de semana em um deles, o Yamanakako. Depois da viagem de ônibus, pegamos um taxi para subir a ladeira que levava ao hotel. A motorista japonesa, muito simpática, comentou em japonês: “Diamond Fuji, três e meia!” Pois do hotel que ficamos, no Lago Yamanakako, bem na hora em que estávamos chegando, dava para ver o Fuji diamante, bem mais perto do que de Tóquio! Aqui estão as fotos que tirei para vocês:

IMG_0784

O Monte Fuji é a montanha mais alta do Japão, com 3776 metros. O vulcão de simetria quase perfeita, cercado por vales e lagos, pode ser visto de várias regiões e há séculos é inspiração para artistas, que o retratam de todos os ângulos. O vulcão é ativo, e sua última erupção foi em 1708. A cada estação do ano, ele está diferente: com ou sem neve no topo, servindo de pano de fundo para as cerejeiras, as cores do outono ou a paisagem branca do inverno. Me senti abençoada ao testemunhar o sol se pondo em sua cratera. As fotos tiradas no dia seguinte, com o luz do sol da manhã, encerram este post: