Singapura

Globalização, seu nome é Singapura. A cidade-estado tem um dos mais movimentados portos do mundo e é também um dos maiores centros de negócios, reunindo uma variedade impressionante de nacionalidades entre seus habitantes. São quatro línguas oficiais: Malaio, Inglês, Mandarim e Tamil (falada em alguns estados da Índia e no Sri Lanka).

IMG_1731 IMG_1730

 

Singapura tem Chinatown, Little India, muitos shoppings, prédios imensos e lindos e até uma ilha só para diversão.

Refleti muito enquanto passeava, e logo comecei a julgar: riqueza demais, consumo demais, desperdício demais… Esses chineses vestidos de grife da cabeça aos pés… Que lindos os saris das indianas… Mulheres de burca com esse calor…

Mas quem lê meu blog sabe que busco o pensamento complexo, sem preconceitos. Rapidamente me policiei e tentei olhar mais atentamente os que me cercavam. Cada um tem sua história, suas referências, suas individualidades. Quem sou eu para avaliar em minha cabeça, através dos meus valores, tantas pessoas diferentes de mim?

Quanto ao exagero do consumo e da indústria de entretenimento, me incomodam sim. Por outro lado, são tantos empregos gerados… e com sustentabilidade. Singapura é considerada uma cidade verde, com imensas áreas protegidas, muitas árvores e tecnologia de ponta no setor. Eles pesquisam, aplicam e exportam conhecimento em desenvolvimento sustentável.

O Jardim Botânico é um passeio imperdível, mas foi à noite que meu queixo caiu. Estávamos passeando na beira da baía, com os imensos prédios iluminados no horizonte, quando começou um show de água, luzes e música como nunca vi. Termino esse post com o que filmamos, tomara que dê para vocês sentirem um pouquinho do clima…