Rótulos

Resolvi aprofundar um pouco mais e transformar em post a resposta que escrevi a um dos comentários que recebi aqui no blog. Como já ressaltei outras vezes, a minha proposta o Miscelânea é contar um pouco sobre o que experimento vivendo tão longe do Rio de Janeiro através das minhas impressões. Os meus textos são sobre o que eu percebo, através de meus filtros. Não tenho autoridade para afirmar nada que não seja o que eu vivi e é claro que a minha maneira de olhar para os fatos é diferente da perspectiva de todas as outras pessoas. E é isso que torna tão único um espaço de discussão como esse. A mensagem é a soma do que eu escrevi com os comentários. Quanto mais contribuições, mais rico fica o diálogo, o processo de comunicação.

Não há mais espaço para rótulos no século 21. O acesso à informação que temos hoje nos obriga a encarar cada experiência de vida, cada fato, cada país com relativização. Tentar aprender com os aspectos positivos de uma cultura não quer dizer ignorar todos os outros ingredientes que temperam o que é complexo.

A experiência que estou tendo aqui, imersa em uma comunidade internacional de expatriados que vêm de todos os cantos do mundo, Índia, Paquistão, México, Austrália, Suécia, Coreia, China e muitos outros só aumenta a minha vontade de aprender sempre, cada vez mais, reconhecendo as falhas e pontos negativos mas me concentrando sim no que cada um tem para oferecer e ensinar de construtivo.