Reflexões

Rótulos

Resolvi aprofundar um pouco mais e transformar em post a resposta que escrevi a um dos comentários que recebi aqui no blog. Como já ressaltei outras vezes, a minha proposta o Miscelânea é contar um pouco sobre o que experimento vivendo tão longe do Rio de Janeiro através das minhas impressões. Os meus textos são sobre o que eu percebo, através de meus filtros. Não tenho autoridade para afirmar nada que não seja o que eu vivi e é claro que a minha maneira de olhar para os fatos é diferente da perspectiva de todas as outras pessoas. E é isso que torna tão único um espaço de discussão como esse. A mensagem é a soma do que eu escrevi com os comentários. Quanto mais contribuições, mais rico fica o diálogo, o processo de comunicação.

Não há mais espaço para rótulos no século 21. O acesso à informação que temos hoje nos obriga a encarar cada experiência de vida, cada fato, cada país com relativização. Tentar aprender com os aspectos positivos de uma cultura não quer dizer ignorar todos os outros ingredientes que temperam o que é complexo.

A experiência que estou tendo aqui, imersa em uma comunidade internacional de expatriados que vêm de todos os cantos do mundo, Índia, Paquistão, México, Austrália, Suécia, Coreia, China e muitos outros só aumenta a minha vontade de aprender sempre, cada vez mais, reconhecendo as falhas e pontos negativos mas me concentrando sim no que cada um tem para oferecer e ensinar de construtivo.

3 replies »

  1. Esta sem dúvida é uma oportunidade única que você não pode desperdiçar. O aprendizado é diário. Acredito que muito maior será o conhecimento adquirido pelas crianças aprendendo a conviver com tantos desiguais. Realmente é uma experiência que não tem preço e válida para toda vida. Bjs a todos.

    Gostar

  2. Realmente morar em tokyo e viver um cenário internacional muito rico de culturas eu como mãe e estudante e esposa de estrangeiro tbm tenho essa oportunidade de estar sempre com outras culturas e viver na minha própria casa 3 culturas diferentes ,mais procuro sempre aprender e passar para frente. Assim me sinto ultil as pessoas que não tem essa oportunidade estou gostando muito do seu blog obrigada por compartilhar. Essas experiências

    Gostar

Pode comentar!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s