Escola no Camboja

Entre as várias atividades do horário extenso da escola internacional de meus filhos aqui em Tóquio, a minha favorita é a Kids-4-Kids. Inspiradas pelo incrível professor Jared Johnson, as crianças trabalham para ajudar outras crianças menos privilegiadas. Todo o processo serve como aprendizado. Neste ano, eles escolherem ajudar as crianças de uma escola do Camboja, que já tem uma relação bem próxima com a Tokyo International School. Meninos e meninas de 10 a 15 anos, moradores do vilarejo de Tuknakvit, têm aulas de inglês e de computação graças ao patrocínio que vem da escola daqui, em um projeto chamado Tokyo Inspired School.

A turminha do Kids-4-Kids avaliou que seus colegas cambojanos precisavam de computadores novos. Pensaram em maneiras de arrecadar o dinheiro necessário e trabalharam bastante nos últimos meses, fazendo pulserinhas para vender aos amigos e organizando pequenos eventos na escola para receber doações. O próximo será a sexta-feira casual, os alunos vão poder ir para a escola com qualquer roupa, pagando o equivalente a 1 dólar. Simples, não?

De pouquinho em pouquinho, meu filho e seus amigos conseguiram recolher o suficiente para um computador. Com a passagem doada pela associação de pais e alunos, Jared esteve em Tuknakvit para levar o computador e trazer para os alunos daqui as histórias de uma realidade tão diferente. Pedi para contar uma das histórias aqui no blog, traduzindo para o português o texto que ele publicou no jornal da escola. Jared também me mandou as fotos da viagem, e me pediu para divulgar o link da organização que centraliza os projetos de educação no Camboja: http://www.cambodiaschools.com 

 

IMG_1564Nareth é uma das meninas que aprendeu inglês na Tokyo Inspired School e se esforça muito para espalhar seu conhecimento para o máximo de crianças que puder em sua cidade.

Nas palavras de Jared Johnson (traduzidas por mim…):

“Nareth estuda na TIS Camboja há 3 anos. Hoje ela tem 19 anos de idade e logo vai se formar no Ensino Médio. Por saber que em seu país saber inglês é fundamental para quem quer ter algum sucesso na carreira, aos 16 anos Nareth começou a ensinar para outras crianças o que já havia aprendido em sua escola. Ela cobra o equivalente a 10 centavos de dólar por meia hora de aula. Quando sabe que a família não pode pagar o valor, dá as aulas de graça. Cinco noites por semana ela ensina inglês a mais de 40 alunos.

Nareth quer ir para a Universidade quando acabar o Ensino Médio, mas não sabe se outra pessoa assumirá seu lugar. Os pais do vilarejo não querem que ela vá embora. O dilema se soma à dificuldade que ela terá para pagar a Universidade, caso decida ir.

Ela é a mais velha de três irmãos. Seu pai cuida do gado perto de casa. Sua mãe trabalha em uma fábrica de 6 da manhã às 10 da noite, 5 dias na semana e até meio-dia no sábado. Ela está juntando dinheiro para mandar a filha para a faculdade. Seu salário é de 90 dólares por mês, um pouco aumentado pelas horas extras. Todas as manhãs, a mãe de Nareth sobe na boleia de um caminhão com outras 40 a 60 pessoas e vai para o trabalho. Três anos atrás, se feriu em um acidente. A família teve muitas despesas para mandá-la para o hospital, e até hoje ela tem dores de cabeça.

Nareth me pediu para transmitir seu agradecimento pela nossa ajuda. Ela é um grande exemplo de como podemos fazer a diferença em uma comunidade.”