Reflexões

Megafone

A internet abriu um canal de comunicação sem precedentes na história. De repente ganhamos um megafone, a nossa voz está muito mais alta, e a dos outros também. Ao mesmo tempo, quando escrevemos nas redes sociais estamos fisicamente sozinhos, protegidos atrás da tela do computador ou do celular. Acho que um bom exercício para muita gente seria se imaginar realmente falando em um megafone, para uma multidão real de centenas de pessoas, antes de apertar o enter…
Qualquer fato que desperte alguma atenção rapidamente é comentado, dissecado, julgado. Temos a oportunidade de avaliar os acontecimentos por inúmeros ângulos, em um universo imenso de fontes de informação – confiáveis ou não. E como podemos saber no que confiar? Não podemos. E ao mesmo tempo temos um canal aberto para dar as nossas opiniões. O que me preocupa é que nesse grande debate, muitos ainda se mantém aguerridos demais a pré concepções, verdades imutáveis, maniqueísmos. Hoje não há mais espaço para as oposições do certo X errado, esquerda X direita, conservadores X liberais…
Se abrirmos bem os olhos, vamos perceber que a complexidade permeia tudo a nossa volta. E que não dá para decifrar, classificar e julgar os acontecimentos de acordo com as nossas referências apenas. Onde está a verdade? Para mim, ela não existe. Existem diferentes pontos de vista, ângulos, focos, muitas maneiras de se olhar para o fato. E é muito importante ter a humildade de ser flexível, de escutar, pensar e se permitir mudar de opinião.
Imutáveis mesmo devem ser os valores básicos: tolerância, respeito, honestidade, gentileza…
A vida vai passando e cada vez mais percebo o quanto ainda há para aprender. A experiência não é só o acúmulo de conhecimento, mas a constatação do quanto ainda não sabemos.

3 replies »

Pode comentar!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s