Miscelânea

O consumidor reina

Quem trabalha no comércio e no setor de serviços aqui no Japão trata o cliente como um convidado de honra. Existe até uma expressão que serve apenas para dar boas vindas a quem entra em uma loja: Irashaimase. As vendedoras e vendedores falam a palavra em uma espécie de canto, muitas vezes com uma voz fina. Nos subsolos das lojas de departamentos, espaços enormes cheios de lojinhas vendendo todo o tipo de comida, ficamos até irritados com tantos gritinhos “Irishaimaseeee!!!”

IMG_0524

O que importa é que o consumidor é muito bem tratado aqui. E como eu já escrevi em outro post, não há gorjetas. Não há aquela sensação de que precisamos agradar a quem está nos atendendo, e em momento algum percebemos um sinal de má vontade dos garçons, vendedores, carregadores de malas… A exceção são alguns motoristas de táxi, assunto para um post futuro…

E existe a barreira da língua. Muitas vezes, quem está nos atendendo não fala nem entende inglês. A comunicação se dá por mímica, mas a boa vontade deles é tanta que dá certo. Eles só se satisfazem quando têm certeza que conseguiram nos fornecer exatamente o que queríamos. É como se devessem isso a eles mesmos. O que eu percebo é que eles honram o seu trabalho, não importa qual seja, e se esforçam para atingir a perfeição sempre.

Quando está chovendo e compramos alguma coisa em qualquer loja, eles embrulham a sacola assim, para não molhar lá fora… Esta foto foi tirada por minha querida amiga Rebecca, uma indiana que cresceu na Austrália e agora está em Tóquio.

1380720_10151936777044076_163841414_n

Categorias:Miscelânea

Tagged as: , , ,

1 reply »

  1. Tb fiquei muito imoressionada com a educação dos japoneses, sempre fazendo o máximo para ajudar,além dos efusivos agradecimentos. Nos restaurantes, o chef nos acompanhar até a porta, na saída, foi uma gentileza pouco comum. Em Osaka, num restaurante, elogiei a linda cerâmica que veio à mesa, perguntei onde encontrar para comprar, e, para minha surpresa, ao final da refeição, fui presenteada com 2 delas.
    Estou lendo todos os seus posts.

    Gostar

Pode comentar!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s