Tufão

O Japão é uma ilha frágil, e bastante atacada por fenômenos naturais vindos da terra ou do céu. A qualquer momento pode vir um terremoto, pelo menos uma vez por semana sentimos algum tremor, já me acostumei. De vez em quando vem um forte, assusta um pouco. Um minuto depois, vida que segue. Vinte por cento dos terremotos de alta magnitude do mundo acontecem aqui.

E ainda tem os tufões. Esses pelo menos a previsão do tempo avisa. 201310152000-00latestAs aulas das crianças são canceladas, ficamos todos em casa esperando a mega tempestade passar. O último tufão passou de madrugada, ninguém dormiu. Muito barulho de vento e chuva, nunca tinha visto nada parecido no Rio.

Depois que passou, voltei para a minha rotina. Ruas incrivelmente limpas e secas. Tudo funcionando normalmente, com se nada tivesse acontecido. É inevitável pensar nos efeitos de uma tempestade no Brasil. E aí voltamos para o assunto do lixo, que abordei no último post. Se ninguém joga lixo nas ruas, os bueiros não entopem e os funcionários encarregados da limpeza da cidade podem concentrar seus esforços em recolher as folhas e galhos que caíram das árvores.

Um país tão pequeno, com uma população imensa, castigado pela fúria da natureza, se reorganiza com uma rapidez impressionante depois de tufões e terremotos. Prevenção, limpeza, respeito, eficiência.