Ryokan

O hotel tradicional japonês é diferente de tudo o que já experimentamos, e uma experiência imperdível. O nosso primeiro Ryokan foi em Shimoda e passamos duas noites lá.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Yamatokan é um hotel grande, que fica na beira de uma praia linda, frequentada por muitos surfistas. Areia branquinha e fina, água cristalina, pedras vulcânicas ao redor.

Ao chegar no hotel, fomos recebidos com chá verde e um bolinho delicioso. Uma funcionária nos leva para o quarto e se apresenta para nós. É ela que vai cuidar da gente durante toda a estada. O quarto serve para dormir mas também para as refeições. O café da manhã e o jantar são servidos lá. A moça japonesa combina os horários e aparece pontualmente às 18:30 para o jantar e às 8:30 para o café da manhã.

Ela arruma uma mesa perfeita, com diversos pratinhos preparados com o maior cuidado, muitos com comidas bem estranhas para nós.  No primeiro jantar, um deles nos deu um susto. Quando ela abriu a tampinha do potinho lindo, uma vieira viva dentro da concha estava grudada no fundo. A moça desgrudou a vieira, fechou a tampa e acendeu o fogo. Começamos a comer os outros pratos enquanto sabíamos que o bicho estava sendo fervido vivo ali do nosso lado. Depois, ela serviu para nós. Provei, não gostei, mas valeu a experiência.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Depois do jantar, entra um outro funcionário para transformar o quarto. Saem as mesinhas, entram os futons. Dormimos no chão, como os japoneses. Confesso que não achei nada confortável, fiquei toda doída…