Privada tecnológica

Com tantos estrangeiros circulando cada vez mais em Tóquio, de vez em quando (muito raramente) eu encontro uma tentativa de explicação em inglês para as peculiaridades daqui. Hoje foi no banheiro, um guia de instruções para operar os multifuncionais controles remotos das privadas. Estava escrito: “Sit back on the toilet seat and press the “wash buttocks” on the right-side panel”. Mas cuidado: “If you press the ‘wash buttocks’ switch while sitting forward or putting your hand on the seat without sitting the water may splash your clothes”. Ahhhh!!!

Acho que o conforto no banheiro para eles é uma questão muito importante. É possível esquentar o assento, acionar um spray de perfume e até tocar uma musiquinha – não sei para quê, deve ser para disfarçar outros barulhos embaraçosos… Minha filha aperta o botão da musiquinha em todos os banheiros!

Depois da limpeza com o jatinho de água (que pode também fazer massagem), aperta-se outro botão e… vem um ventinho quente para secar.

Dá pra se acostumar com tanto conforto, mas confesso que minha consciência ecológica me perturba com tanto desperdício de energia. Consegui pelo menos desligar o aquecedor de assento no meu banheiro…

Esse ramo deve ser bem próspero por aqui, porque encontro controles de marcas e modelos diferentes em cada lugar que vou. A que domina é a Toto. Para quem ficou curioso, mais detalhes dos controles: