Na academia

Estou fazendo aulas de Yoga aqui em Tóquio, em uma academia perto de casa. É uma experiência bem diferente do que eu estava acostumada no Brasil. Nunca gostei de academias no Rio, por causa daquele clima de ver e ser visto. Aqui, ninguém se importa com o que você está vestindo, ou em como está o seu corpo. Na verdade, quase todos vestem a mesma roupa.

Explico: a academia fornece um short azul marinho e uma camisa bege clara, bem larguinhos e  confortáveis. Logo na entrada, fica um armário com as roupas, de todos os tamanhos. É só chegar, ir ao vestiário torcar de roupa e entrar na aula. Quem quiser fazer aeróbica, usa um par de tênis e meias também fornecidos pela academia. Não pode entrar com sapato que andou na rua. Para nadar na piscina, sungas e maiôs também estão na prateleira. Tudo limpíssimo e asséptico, é claro. No Japão é sempre assim.

O resultado é que todos são iguais. Quem vai lá quer simplesmente cuidar da saúde.

A minha aula de Yoga é um capítulo à parte: não entendo nada do que a professora fala, fico imitando o que ela faz. Está dando certo. Na turma, sempre tem uns 2 ou 3 senhores super craques nas posturas e concentrados na meditação.