Nara

Para escrever sobre os templos e santuários que visito aqui no Japão, tento buscar as informações em folhetos ou em livrinhos traduzidos para o inglês, vendidos ou distribuídos pela administração dos locais. Os textos que encontro nesse material têm em comum a descrição detalhada de cada destruição e restauração dos lugares sagrados. Começando a pesquisar sobre o Todai-ji, complexo de templos que é a principal atração de Nara, fico sabendo que a colossal imagem do Buda gigante que repousa no prédio principal teve a sua construção concluída em 749 e manteve sua forma original até 855, quando sua cabeça caiu por causa de um terremoto. Depois vieram incêndios, quedas de raios e outras calamidades. Nara não sofreu como Tóquio com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, por isso lá podemos encontrar estruturas bem mais antigas do que na capital.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Buda de Nara é chamado de Varoicana, que em linhas simples personifica uma luz de sabedoria e compaixão. O corpo da estátua atual foi reconstruído século XII, e a cabeça, no século XVII. Dentro do templo que protege o grande Buda e várias outras estátuas, barraquinhas vendem amuletos delicados, que prometem trazer boas vibrações para o trabalho, filhos, estudos, relacionamentos, saúde e vários outros aspectos da vida. Gente das mais diversas nacionalidades, religiões e culturas compram as lembrancinhas.  Interessante constatar como os desejos são tão compartilhados e comuns…

 

O pavilhão que guarda o grande Buda fica no fim de uma grande avenida, aonde se chega depois de atravessar um portal de 25 metros de altura, erguido em 1199.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Essas duas estruturas estão dentro de um parque que abriga também outros templos, colinas, muitas árvores, lagos e uma quantidade impressionante de cervos que vivem livres e perseguem os turistas buscando comida.

Fiquei com pena da menina, apavorada com os bichos…

Durante meu passeio por Kyoto e Nara, passei por muitas fontes. O barulho da água correndo está sempre presente nos jardins japoneses. Sempre tento parar e escutar, assim me sinto um pouco integrada ao ambiente tão mágico e calmo. Editei um vídeo para que meus leitores do blog sintam um pouco também a paz que reina nesses lugares.